Silveira Martins

Arrendatários da Cascata do Mezzomo são indiciados por quatro mortes 

Pâmela Rubin Matge

O inquérito policial da tragédia que marcou o último verão na região central do Estado, com quatro mortes por afogamento – três mulheres e uma criança de 11 anos –, em 19 de fevereiro, na Cascata do Mezzomo, foi finalizado na última terça-feira e remetido à Justiça.

Após cinco meses de investigação, foram indiciados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) os arrendatários da área privada – Odemir Visentini e a filha, Renata Visentini.

A propriedade fica no município de Silveira Martins, onde estão as quedas d'água. Segundo o delegado do caso, André Diefenbach, deveria haver equipamentos de segurança no local:

– Eles exploravam comercialmente e, mesmo nessas circunstâncias, de uma inundação súbita, por mais que um sistema de segurança não evitasse as mortes, o local deveria fornecê-lo.

Jovens são baleados dentro de casa em Santa Maria


O relatório final do inquérito traz a informação de que pai e filha cobravam ingressos para que os visitantes pudessem entrar pela propriedade para ter acesso ao rio, mesmo sem alvará municipal ou qualquer licença. Assim, praticavam a atividade econômica e, portanto, assumiram a responsabilidade pela segurança das pessoas.

Consta, ainda, que sabiam que o local era perigoso e, inclusive, havia avisos (placas), mas não mantinham salva-vidas ou equipamentos de segurança como boias, coletes ou cordas.

O delegado do caso também descartou a responsabilização criminal da prefeitura de Silveira Martins. Ao longo da investigação, também foram ouvidas testemunhas e frequentadores da cascata. O laudo final das necropsias apontou as quatro mortes por afogamento, sendo duas precedidas por traumatismo craniano das vítimas devido à pressão da água em contato com as pedras do rio.

Conforme a assessoria de comunicação do Ministério Público (MP), o processo ainda não foi distribuído e não tem nenhum promotor designado, por isso, o órgão ainda não se pronunciou em relação ao caso.

VÍDEO: jovem pede a namorada em casamento em sessão de cinema


A DEFESA DOS INDICIADOS

O advogado dos indiciados, André Marcos Pignone, foi contatado por telefone pela reportagem, mas informou que não vai se manifestar, bem como seus clientes estão orientados a não falar sobre a conclusão do inquérito.

– É preciso uma melhor análise da situação – pontuou Pignone.

AS VÍTIMAS
As quatro pessoas arrastadas pela correnteza na queda d'água chamada de Cascata do Mezzomo, na localidade de Val Feltrina, em Silveira Martins foram Luciana Aguirre Trindade, 37, Vinícius Trindade Monteiro,11, Karina Trindade Noronha, 19 anos e Roberta Vanessa Ortiz Martim, 35.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

No Dia dos Avós, eles relembram as lições que passam para os netos

Próximo

Delegado pede na rádio, e mãe ajuda a identificar adolescentes que fizeram 'racha a cavalo' 

Geral